Chapada Diamantina

16.10.2025
a 26.10.2025
a partir de R$ 5.340,00 por pessoa
11 dias e 10 noites

 Dia 01 (16) – Caxias do Sul – Porto Alegre – Lençóis

 Saída de Caxias do Sul com nosso transfer as 01:30 horas da manhã para voo previsto de Porto Alegre a Lençóis na Bahia ás 05:30 horas com Chegada prevista para meio da tarde. Transfer do aeroporto a pousada para check in em   quartos duplos ou triplos e tempo livre para conhecer a histórica cidade.

 

 

Dia 02 (17) – Lençóis – Gruta da Lapa Doce – Gruta Azul- Pratinha e Morro do Pai Inácio – Palmeiras.

Este dia marca o circuito mais procurado da Chapada Diamantina, pelo número de atrações visitadas no mesmo dia. Saímos de Lençóis em carro privado até a gruta da Lapa Doce – situada no município de Iraquara, a 70 Kms de Lençóis. A travessia de 850 metros no interior da gruta tem a duração de uma hora e meia a duas horas. Nesta gruta podem ser observadas formações como estalagmites, estalactites, espeleotemas, colunas e outras fascinantes belezas. No rio da Pratinha ainda em Iraquara, a 06 Kms da Lapa Doce, está a gruta da Pratinha. O local tem características das regiões calcárias, com um tom azulado e águas cristalinas, que ao receber a incidência da luz solar toma o tom prateado, daí vem esse nome. Por último, iremos para o Morro do Pai Inácio, ver o pôr do sol com uma vista panorâmica de algumas das elevações mais imponentes da Chapada, como o Vale do Cercado, as serras da Bacia, Mucugezinho, Sobradinho, Morrão e Morro do Camelo. Depois de um dia corrido de muita aventura, seguiremos pra cidade de Palmeiras, onde passaremos nosso segundo pernoite.

Pernoite: Palmeiras               Refeição inclusa: Café da manhã

 

 

Dia 3 (18) – Palmeiras- Cachoeira da Fumaça- Cachoeira do Riachinho -Palmeiras.

 Considerada a segunda cachoeira mais alta do país, a Cachoeira da Fumaça é um dos principais atrativos da Chapada Diamantina! Tem 380 metros de altura. São quase 06 kms de caminhada, sendo 02 kms de subida com vista para o belo Vale do Capão de um lado e ao norte o Morrão. Após vencer a subida, a trilha segue plana até o mirante da cachoeira. Após contemplação, fotos e banho (se houver água no poço) voltaremos por cerca de duas horas de caminhada. Ao fim da descida, seguiremos de carro até cachoeira do Riachinho pra tomar um banho refrescante e ver mais um lindo pôr do sol. A nossa terceira noite será novamente em Palmeiras.

Pernoite: Palmeiras     Refeição inclusa: Café da manhã Duração: 04 horas de caminhada

 

 

Dia 4 (19) – Palmeiras- Guiné – Gerais do Rio Preto – *Igrejinha.

 Após um café da manhã reforçado seguimos de Palmeiras para o povoado de Guiné (33 Kms de estrada de terra). Aqui inicia-se o primeiro dia do trekking do Vale do Pati. Iniciamos a trilha com uma subida de apenas 40 minutos conhecida como Morro do Beco. Depois chegaremos ao Gerais do Rio Preto: uma planície descampada até chegarmos ao Rio Preto: onde faremos uma parada para banho e lanche. Após mais 40 minutos de caminhada no plano chegaremos uma das vistas mais clássicas da Chapada: O Mirante da Rampa. Depois mais uma hora de descida até a Igrejinha onde teremos colchões, cozinha, banheiro e toda estrutura necessária para passar uma noite confortável.

Pernoite: Casa de nativos Refeições inclusas: Café da manhã / Lanche de Trilha / Jantar

Duração: 04 horas de caminhada

 

 

Dia 5 (20) – Igrejinha – Cachoeirão por cima – * Igrejinha.

 Após um café da manhã na Igrejinha, seguimos apenas com mochilas de ataque. Teremos uma maravilhosa caminhada ao topo do Cachoeirão: um abismo com 280 metros de altura e dependendo da época se formam mais de 20 cachoeiras e um poço para banho. Lá descansaremos e comeremos um lanche preparado pelo guia. A volta dura em média duas horas e trinta minutos até a Igrejinha.

Pernoite: Casa de nativos     Refeições inclusas: Café da manhã / Lanche de Trilha / Jantar

Duração: 05 a 06 horas de caminhada

 

 

Dia 6 (21) – Igrejinha – Gruta do Morro do Castelo – * Dona Raquel

 No sexto dia subiremos uma trilha sob sombra para o Morro do Castelo (1.470 metros de altitude), faremos a travessia da gruta do Castelo e teremos uma maravilhosa vista para o vale do Pati de Baixo e vale do Calixto, voltaremos pela mesma trilha até a casa de Dona Raquel.

 

Pernoite: Casa de nativos Refeições inclusas: Café da manhã / Lanche de Trilha / Jantar

Duração: 06 horas de caminhada

 

 

Dia 7 (22) – Dona Raquel – Cachoeira das Bananeiras – Cachoeira do Funis – Cachoeira da Altina (Lageado) – Gerais do Rio Preto – Guiné – Mucugê

 Nosso último dia no Vale do Pati é bem relaxante. Teremos uma manhã de muitos banhos passando por uma sequência de cachoeiras no Rio Pati, destaque para a Cachoeira do Funis, com cerca de 20 metros de altura e um poço para um banho antes de subirmos para o Gerais do Rio Preto. Esta subida é o maior desafio do dia. São cerca de 40 minutos de subida íngreme, até chegarmos ao mirante da Rampa, daí em diante a trilha fica fácil, plana até o Rio Preto. Depois seguimos em um aclive suave até o Morro do Beco, onde desceremos até o pé da serra. Teremos um carro a nossa espera, depois são mais 42 Kms até Mucugê.

 

Pernoite: Pousada em Igatu Refeições inclusas: Café da manhã / Lanche de trilha

Duração: 05 horas de caminhada

 

 

Dia 8 (23) – Mucugê – Ibicoara- Campo Redondo- Buracão – Igatu.

 Após o café da manhã em Mucugê, seguiremos rumo a Ibicoara, distante 110 Kms. Após chegarmos à cidade de Ibicoara, seguiremos mais 30 Kms de estrada de terra até a entrada do Parque Municipal do Espalhado, onde fica a cachoeira do Buracão. Após deixar o carro, a trilha segue paralela ao Rio Espalhado. Teremos aproximadamente uma hora de caminhada até a cachoeira do Recanto Verde, após isso precisaremos pôr os coletes salva-vidas para seguir mais dois minutos entre o apertado Cânion do Buracão, uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil (banho obrigatório para atravessar o cânion). A trilha de volta passa    por um mirante com vista para o Buracão por cima e a Cachoeira da Orquídea. Pernoitaremos em Igatu, que é uma vila encravada na borda leste da Serra do Sincorá. Remanescente do garimpo, a vila respira a história do diamante.

 

Pernoite: Pousada em Igatu Refeição inclusa: Café da manhã Duração: 02 horas de caminhada

 

 

Dia 09 (24) – Igatu – Poço Azul – Poço Encantado

Saímos de Igatu após café da manhã saímos ás 08:30 horas da manhã em direção ao Poço Encantado (aproximadamente 47kms). Iremos conhecer um dos lugares mais impressionantes da Chapada Diamantina, o Poço Encantado. Considerado uma das grutas mais bonitas do país, a água impressiona pela tonalidade azul, entre os meses de abril a fim de setembro, podemos ver o raio de sol entrar por uma das entradas da caverna, clareando toda água, onde podemos ver o fundo do poço. Depois seguimos cerca de 25Kms até o Poço Azul, onde podemos fazer a flutuação em suas águas azuladas, em uma caverna de formação calcária. Depois do merecido banho, deslocamento por 80 kms até Lençóis para pernoite.

 

 

Dia 10 (25) – Dia livre em Lençóis, sugerimos uma visita ao Parque da Muritiba e as lojinhas de artigos regionais.

 

 

Dia 11( 26) –    Após café da manhã, desocupação dos quartos até ás 11:00 horas mas poderemos usar das áreas comuns como banheiro e deixar nossa bagagem até ás 13:30 horas, horário de nosso transfer ao aeroporto de Lençóis. Nesse intervalo aproveitem para almoçar ou comprar alguma lembrancinha, o voo programado sai as 16:00 horas e chega na manhã seguinte ás 06:25 horas em Porto Alegre, com duas escalas.

Trilhas relacionadas

Viagem longa
Peru
Lugar Sagrado perfeito para Terapias Holísticas
Viagem longa
Jalapão
Temos certeza que você levará na bagagem de volta momentos inesquecíveis!
MontanhaViagem longa
Peru e as Maravilhas das Cordilheiras do Andes
Um roteiro cheio de histórias da civilização Inca em meio a paisagens de encher os olhos!